sexta-feira, 20 de abril de 2012

Conservando a Cerveja



Amigos!

Afinal de contas, a cerveja é como o vinho, que deve “envelhecer”? Quanto mais velha, melhor???

Citando um dos maiores cervejólogos do mundo, Michael Jackson (calma, não é “aquele”): "se vir uma cerveja, faça-lhe um favor e beba-a. A cerveja não foi feita para envelhecer".

Todavia, algumas cervejas, por serem artesanais, ainda têm a fermentação ativa, e, logo, devem ser bebidas logo, no menor espaço de tempo possível. Contrariamente, aquelas fabricadas em larga escala, comerciais, são, em regra, filtradas e pasteurizadas, podendo ser conservadas por mais tempo, se armazenadas corretamente.

A armazenagem da cerveja deve dar-se, em regra, em lugar fresco e seco, numa temperatura média entre 2º e 15º C. Importante lembrar que quanto mais alta a temperatura de armazenagem, maior o efeito da fermentação, o que envelhecerá a cerveja. Significa, também, que a armazenagem abaixo de 2º C não é saudável à conservação da cerveja, pois a baixa temperatura pode retirar-lhe suas características.

Muitas cervejas se beneficiam de um envelhecimento estendido. Não estamos falando de uma cerveja comum, com uma vida média de 3 a 6 meses na prateleira – antes que a qualidade comece a despencar. Estamos falando de cervejas que imploram por maturação e armazenamento estrito como Vintage Beers (cervejas de safra), Barley Wines, Imperial Stouts, Belgian Strong Ales, Lambics, Old Ales e por aí vai. Idealmente, qualquer tipo de cerveja que possa ser guardado por um ou dois anos, ou ainda mais, de modo a construir um panteão de complexidades e mais além suas características, de uma forma positiva.



Se você se animou com a história de envelhecimento da cerveja, aqui vai a dica contra o inimigo número 1: você mesmo! Envelhecer cerveja pede muita dedicação, sofrimento, angústia... pensar naquela cerveja especial na sua adega... aguardando os anos para manifestar seu especial sabor, já dá água na boca. Envelhecer cerveja é questão de opinião e atitude!

Conquanto alguns especialistas em cerveja insistam que as cervejas de rolha devem ser mantidas na horizontal, como os vinhos, para manter a rolha umedecida, com troca de oxigênio com o exterior, tenho que toda cerveja deve ser mantida na horizontal, pois assim você diminui a área de contato do líquido, evitando sua oxidação.



Um aviso final: se sua cerveja tiver sido armazenada em um local muito frio, então a sirva imediatamente ou você terá menos carbonatação, menos aroma e menos sabor. Você também irá arriscar prejudicar seu paladar.

Feito isso, não há risco nenhum à sua cerveja!

Saúde!!!

Um comentário: