quinta-feira, 15 de março de 2012

Cerveja boa é cerveja gelada???

Amigos!

Afinal de contas, “cerveja boa é cerveja gelada”??? Ou geladíssima, “vestida de noiva”, como se costuma dizer??

A resposta é não – e não se frustrem! Garanto que, na temperatura adequada, a sua cerveja é mais saborosa.

Sem a menor sombra de dúvidas, a temperatura da cerveja interfere (e muito), nos receptores gustativos – é só experimentar uma cerveja “ao natural”, para perceber.

Pois bem.

Normalmente, as cervejas que você bebe somente para “refrescar”  devem ser consumidas mais resfriadas, entre 0º C e 4º C. Pra ser honesto, cerveja a esta temperatura se justifica em duas razões – ou você só quer se refrescar (especialmente neste calor infernal do Triângulo Mineiro) ou a cerveja é tão ruim que você quer esconder o “sabor”. Isso mesmo, o excesso do resfriamento anestesia suas papilas gustativas, “escondendo” o verdadeiro sabor da cerveja. E, plagiando a rainha da Inglaterra, “Life is too short to drink bad beer”!!!

Mas se você está buscando algum sabor na cerveja, vamos lá!

Entre 5º e 7º C você vai degustar (e apreciar) uma boa Weiss, dentre outras. As cervejas de trigo pedem uma temperatura desta para demonstrar seu frescor e adocicado.

Se você prefere as cervejas escuras (Porter, Dunkel, etc), o ideal é degustá-las entre 8º e 12º C. Nesta mesma temperatura experimente as Pales, em geral, as Dubbel, Trippel e até a Bock... a esta temperatura sente-se o retrogosto do amargor com qualidade.

Por fim, se você é adepto das “strongs”, tais como trapistas (Rochefort 10), a Quadruppel, Stouts (Guiness), regule seu refrigerador entre 13º e 15º C.

O que se percebe, com clareza, é que “cervejas claras” deverão ser consumidas “mais geladas” que as “cervejas escuras”, como regra geral.

O pessoal do brejas.com.br (indico!!!) tem uma dica legal e peço vênia para copiá-la aqui: na dúvida da temperatura ideal, veja o percentual alcoólico da cerveja a ser consumida e some +3º C... salvo para as lagers, que em regra, merecem mais resfriamento.

É isso! Todo mundo regulando o refrigerador... e...

Saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário