terça-feira, 6 de março de 2012

Pra começar do começo...


Amigos!
Como tudo na vida, vamos “começar pelo começo”.
Pra falarmos de cerveja, necessário sabermos “o que é” a cerveja.
Trata-se de uma bebida alcoólica obtida através de água carbonatada, da fermentação de materiais com amido (cereais maltados, tais como a cevada, arroz, trigo, etc) e acréscimo de lúpulo e fermento. Algumas cervejas podem conter cravo, canela, guaraná, ervas, frutas e outros vegetais diversos, como fonte de sabor ímpar.
As cervejas podem ser classificadas segundo critérios diversos de fabricação, aroma, fórmula, sabor, receita e até mesmo, da história. Basicamente, podem ser classificadas em “Lagers” – as mais vendidas no Brasil e que são as mais consumidas no mundo, onde se destacam as cervejas “Pilsen” – uma remissão à cidade de Pilsner, na República Tcheca onde fora criada (e que tive oportunidade de conhecer). São cervejas de baixa fermentação e com graduação alcoólica entre 4% e 5%. Nesta “família” de cervejas, há muitos subtipos, mas que comentaremos alguma dia.
Há, ainda, a “família” das “Ales”, muito consumidas no Reino Unido, por exemplo. São cervejas de alta fermentação e datam muito antes das Lagers. Trazem sabores complexos, encorpados, onde se identifica, com facilidade, traços marcantes de lúpulo e malte. Ao paladar, são mais “secas” e amargas que as Lagers. E, como as Lagers, tem vários subtipos, destacando-se, à guisa de exemplo, as “Pale Ales”, as “Strong Ales (as belgas Dubbel, Tripel e Quadrupel), as Weissbier (famosas, saborosas e minhas preferidas - as “cervejas de trigo”), as Stouts (a “Guiness”) e a Porter.
Há, por fim, a família das “Lambics”, cervejas de fermentação não induzida ou espontânea, fabricadas a partir de trigo. São produzidas, em regra, nos arredores de Bruxelas, na Bélgica (terra mater da cerveja), e tem preço, às vezes, inacessível.
Outro dia falamos mais destes subtipos.
Quero guardar, ainda, uma data para falar das famosas “Trapistas”, que, para alguns cervejeiros, não se constitui em subespécie de cerveja...
Por enquanto, é isso.

Saúde!!!


Um comentário:

  1. Olá Paulo! Seu blog ficou bonito e o texto muito bem escrito até para quem não gosta de cerveja, rsrsrsrs. Coloque no blog o "gadged" para seguidores. Vá até desing, clique em "adicionar um gadget" e procure por "seguidores" e adicione! Vou linkar o seu blog no meu. Abraços e saúde!

    ResponderExcluir