segunda-feira, 19 de março de 2012

Degustação às Cegas - Weiss

Amigos!

Nada como um domingo de sol para curtirmos o que mais gostamos: as cervejas e os amigos.

Atendendo a um convite dos amigos Edihermes e Keila para um churrasco, nos fora proposta uma "degustação às cegas" de cervejas tipo weiss. Para cumprirmos esta formidável missão, compartilhamos o encargo com Gil e Érika Mesquita, além de Denise Rocha, que nos pareceu entender muito de cervejas (mais da quantidade que propriamente da qualidade...)!!!

Rótulos devidamente vedados, iniciamos por uma Licher. Após, uma Baker, uma Edelweiss, Schofferhofer, Petra e, por fim, uma St. Gallen. Obviamente, essa ordem só foi revelada posteriormente pelo mestre na arte de servir a weiss, Gil Mesquita.

Foram analisados os critérios de aparência, aroma, paladar, corpo e conjunto.

Ao final, o resultado foi quase unânime... a St. Gallen em primeiro, seguida pela Baker, a Licher, a Edelweiss, a Petra e a Schofferhofer. A última, por sua característica de "filtrada" (Kristallweizen), acabou não sendo bem avaliada, apesar de que, na minha opinião, é ótima cerveja, inclusive demonstrando boa persistência e um creme aveludado, além de notas de banana e cravo.

A primeira colocação da St. Gallen não é surpresa para ninguém. Com facilidade, denotam-se as notas de cravo, banana e toques frutados. Sabor equilibrado e de grande harmonia, sem sobreposição de elementos, com dulcidade perfeita. Na aparência, amarelo escuro, quase marron, com tubidez natural e creme espesso.

Em suma, um domingo perfeito - boa companhia, dos amigos e das cervejas!

Aguardamos novos convites, Edihermes e Keila. Obrigado pela receptividade!




Saúde!!!

Um comentário:

  1. Paulo, essa degustação foi muito legal.

    Nenhuma surpresa quanto às três primeiras colocadas, ao que parece.

    Mas a última levou certa desvantagem por ser filtrada. Concordo com você.

    Assim, a PETRA ficou em último, para desespero de nosso anfitrião, rsrsrs.

    Saúde!

    Gil Mesquita
    www.vinhoparatodos.com

    ResponderExcluir